C O M U N I C A D O – Reajuste Unimed/2022

Florianópolis, 17 de fevereiro de 2022.

 

C O M U N I C A D O 

 

Prezado(a)s Associado(a)s,

 

Comunicamos que o contrato de Plano de Saúde coletivo por adesão firmado entre a AFALESC e UNIMED Grande Florianópolis, foi prorrogado por mais 12 meses, com reajuste na ordem de 22,40%, cuja data base é registrada no mês de janeiro.

 

Esclarecemos que a diretoria da AFALESC não mediu esforços para minimizar o impacto deste reajuste excessivamente oneroso. Em 11/11/2021, recebemos correspondência da UNIMED Grande Florianópolis, propondo um reajuste de 72,79%, nos seguintes termos:

 

Reajuste Técnico: 47,92%

Índice inflacionário: 24,87%

RT + IF: 72,79%

 

A Diretoria da AFALESC juntamente com sua assessoria jurídica, apresentaram uma resposta ponderando alguns pontos relevantes, como a proibição do reajuste do salário de servidores públicos, por força da Lei Complementar n. 173/2020; o índice pactuado (IGP-M), com reflexos muito superiores à inflação do período, além de outros argumentos legais utilizados no intuito de reduzir ao máximo o reajuste.

Contudo, a UNIMED Grande Florianópolis, reavaliou todas as ponderações e apresentou uma contraproposta no valor de 58,17%, conforme abaixo:

 

Reajuste Técnico: 47,50%.

Índice inflacionário: 10,67%

RT + IF: 58,17%.

 

Inconformada com a situação, a diretoria reuniu-se em três oportunidades com os representantes da UNIMED Grande Florianópolis, na tentativa de impedir o reajuste exagerado, mas, ainda assim, a UNIMED propôs um aumento de 41,34%.

Assim, após todas as tentativas da AFALESC, a UNIMED Grande Florianópolis, flexibilizou o reajuste em três situações:

 

  • Aumentou a sinistralidade meta do contrato para 80%;
  • Alterou o índice inflacionário de IGPM para INPC;
  • Desconsiderou todo o custo assistencial gerados pelo 1º, 2º e 3º beneficiários do ranking de utilização, que se internaram para se submeter a tratamentos relacionados ao COVID-19.

 

Neste contexto, ainda assim, a diretoria da AFALESC não aceitou o percentual proposto pela UNIMED Grande Florianópolis, que, por sua vez, aplicou o aumento de 22,40% por força contratual.

 

Informamos, ainda, que de acordo com o contrato de Plano de Saúde Coletivo – UNIFLEX cód. 0029 firmado entre a AFALESC e a Unimed Grande Florianópolis, o cálculo do índice de reajuste das mensalidades ocorre todos os anos no mês de janeiro. Em virtude de a AFALESC e a Unimed Grande Florianópolis terem finalizado as negociações para redução do percentual de reajuste do contrato somente no mês de fevereiro do corrente ano, não foi possível reajustar o valor das mensalidades em janeiro/2022.

 

Assim sendo, o reajuste de 22,40% será cobrado retroativamente ao mês de janeiro de 2022 (mês do aniversário do plano Unimed). As mensalidades descontadas a partir da folha de fevereiro/22 já terão o reajuste e a diferença de janeiro/22 será cobrada em 3 (três) vezes também a partir da folha de fevereiro/22.

 

Ante todo o exposto, a AFALESC, visando a manutenção do convênio médico de qualidade, resguardar a saúde dos associados e seus familiares, informa que está empenhada em buscar soluções mais benéficas aos seus associados.

Para maiores informações e esclarecimentos, entrar em contato com a Associação através dos telefones (48) 3221-2528/99167-6635 (whatsapp) ou e-mail: afalesc@gmail.com.

 

Atenciosamente,

 

Valter Euclides Damasco

Presidente da AFALESC